Startup oferece recompensa para quem trocar o carro pelo ônibus, bicicleta ou andar a pé

Letícia Almansa Klusener

Startup oferece recompensa para quem trocar o carro pelo ônibus, bicicleta ou andar a pé

Eduardo Ramos

Foto: Eduardo Ramos

Já imaginou conseguir usar seus passos do dia a dia para ganhar brindes e valores em dinheiro? Essa é a ideia do 1° Grand Prix Santa Maria, iniciativa que será realizada do dia 17 a 23 de outubro.

Pensando na emissão de gás carbônico, a Urmob.city, startup nascida em Santa Maria, realiza uma campanha para incentivar as pessoas a se locomover utilizando o transporte coletivo, bicicletas e a pé, diminuindo, assim, o uso do carro. A ação é uma parceria com a empresa Ecomilhas, que trabalha com a compensação de carbono para empresas. O evento comemora os quatro anos da Urmob, que busca agora expandir sua tecnologia para outras cidades.

Como funciona 

Cada usuário que se deslocar pela cidade pode abrir o aplicativo da Ecomilhas e registrar o deslocamento. O percurso é validado através do Sistema de Posicionamento Global, o GPS. A inteligência artificial tem as linhas de ônibus mapeadas, além de também utilizar a velocidade do veículo e de cada pessoa durante o trajeto. Assim, quanto mais quilômetros cada participante rodar, maiores as chances de ganhar prêmios. Para participar é preciso fazer uma inscrição no valor de R$ 9,90. 

O fundador da Urmob.city, Cristiano Silveira, explica que na verdade o preço é apenas para sinalizar a participação e que todos acabam ganhando com a iniciativa: 

– As pessoas que registrarem seus deslocamentos ganham pontos e quando acumulados podem ser trocados na lojinha da Ecomilhas, serão prêmios e até dinheiro sendo transferido pelo PIX.  Além disso, a ideia é pensar no impacto ambiental e social da iniciativa. 

O vencedor da competição leva para casa uma camiseta oficial da Seleção Brasileira. 

O dióxido de carbono

O dióxido de carbono (ou gás carbônico) é um composto químico gasoso fundamental para a vida na terra, sendo usado para a realização da fotossíntese das plantas e contribuindo para a manutenção da temperatura global.

O gás carbônico, junto de outros, conseguem reter parte do calor dos raios solares refletidos no planeta. Apesar disto, caso em excesso, o gás gera desequilíbrios drásticos ao meio ambiente.

Ações como reflorestamento, uso de energias renováveis, diminuição de veículos em frota e adesão a coleta seletiva e compostagem são fundamentais para a redução do dióxido e equilíbrio ambiental.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja a lista dos suplentes que, talvez, virem um novo Fantinel Anterior

Veja a lista dos suplentes que, talvez, virem um novo Fantinel

Descarte correto do óleo de cozinha é um compromisso social e com o meio ambiente Próximo

Descarte correto do óleo de cozinha é um compromisso social e com o meio ambiente

Geral